Oficial de Justiça TJRS - Artigos e Cursos

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

É possível a citação no processo de execução ser feita pela via postal?




Pensamos que, de maneira geral, a citação no processo de execução não poderia ser feita pelo correio, em razão do seguinte:

Art. 782.  Não dispondo a lei de modo diverso, o juiz determinará os atos executivos, e o oficial de justiça os cumprirá. 
Art. 829.  O executado será citado para pagar a dívida no prazo de 3 (três) dias, contado da citação. 
§ 1o Do mandado de citação constarão, também, a ordem de penhora e a avaliação a serem cumpridas pelo oficial de justiça tão logo verificado o não pagamento no prazo assinalado, de tudo lavrando-se auto, com intimação do executado.

Qual seria a possibilidade, excepcional, da realização da citação no processo de execução ser realizada pela via postal?

Quando o exequente assim solicitar e o Juiz deferir, em razão da inexistência de bens a serem penhorados, optando apenas pela tentativa da penhora de dinheiro através do BACENJUD, caso em que não haverá a necessidade da participação do Oficial de Justiça.

Salientando que na penhora de veículos, a qual, poderá ser feita por termo nos autos, bem como sua avaliação pela FIPE, não estará afastada a necessidade da realização da apreensão e do depósito, sendo que este não será realizado na pessoa do executado, pois:

Art. 839.  Considerar-se-á feita a penhora mediante a apreensão e o depósito dos bens, lavrando-se um só auto se as diligências forem concluídas no mesmo dia. 
Art. 840.  Serão preferencialmente depositados:II - os móveis, os semoventes, os imóveis urbanos e os direitos aquisitivos sobre imóveis urbanos, em poder do depositário judicial; 
§ 1o No caso do inciso II do caput, se não houver depositário judicial, os bens ficarão em poder do exequente.


Grifos nossos.
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO