Oficial de Justiça TJRS - Artigos e Cursos

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

Desorganização de Mandados




Em condições normais de trabalho eu uso uma planilha eletrônica para organizar os mandados, roteiros e controlar prazos, etc, além de pastas sanfonadas com a divisão por bairros e localidades, o que, diga-se de passagem, é uma sistemática um tanto arcaica para 2011.

Mas na atual condição da Comarca, em que apenas 2 Oficias de Justiça estão trabalhando onde deveria haver 6, não consigo mais tempo e nem ânimo para acrescentar dados a ela, bem como tanto papel não cabe mais nas pastas.

Consequentemente, estou gastando mais combustível, pois fazer um roteiro adequado em 3 Municípios Jurisdicionados, somados a 2 Bairros e 5 localidades do interior, simultaneamente, está impossível. A grande sacanagem disso tudo é receber apenas 1/3 do auxílio condução dos cargos substituídos.

Minhas pilhas de mandados estão distribuídas sobre a minha mesa mais ou menos assim:
  • audiências, perícias até o fim do mês e urgentes;
  • audiências ou perícias do mês que vêm;
  • outros mandados não urgentes divididos entre os municípios e localidades do interior;
  • incluídos na planilha;
Até aí tudo bem, o problema são as Medidas Protetivas de Urgência e Liminares de Medicamentos, que saem pelo menos umas 3 vezes por semana, aleatoriamente entre os Municípios, então fazer 150 km em um dia para cumprir menos de 10 mandados (entre cidades distantes em media 35km) está sendo muito comum. 

Conseguir cumprir as audiências do dia seguinte já é uma vitória, por isso de nada adianta levar outros mandados junto por que não haverá tempo para eles (quebrando o roteiro).

O retorno ao fórum é sempre desagradável, pois no dia que se cumpre aproximadamente 15 mandados, outros 30 estão liberados....

Espero que a virtualização e as mudanças com o Novo CPC tornem mais eficiente nosso trabalho no futuro.
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO