Oficial de Justiça TJRS - Artigos e Cursos

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

81 anos: quero ver o mar...




Na estrada, parei para pedir informação a um homem que andava por ali. Muito prestativo e disposto disse que sozinho eu teria dificuldade para encontrar, mas que poderia ir comigo se eu lhe trouxesse de volta até sua casa.

Enquanto ele indicava o caminho, contava rapidamente sua história. Mostrou suas terras, com plantações de erva-mate e eucaliptos, falou dos 9 filhos, todos empregados e com casa própria, 7 moram em outras cidades e 2 relativamente próximos. Como sua esposa já faleceu, vive sozinho. Diz ser muito ruim ter que lavar a roupa e cozinha somente para ele.

Reparei as sacolas com compras, então disse que as fez na cidade, 14 km, caminhando.

O sorriso e o bom humor eram constantes enquanto contava sobre sua disposição e também pelo resultado dos exames que fizera a pouco tempo, tudo perfeito.

Pediu quantos anos eu achava que ele tem, eu disse 70, ele sorriu e com muita lucidez disse: "que nada, em dezembro serão 81 anos muito bem de saúde". Pedi o segredo da longevidade e a resposta foi: "não sei, sempre comi comida forte, carne gorda, lidei na lavoura, trabalhei pesado, mexi em veneno, só fui no médico agora por que os filhos pediram, o tempo foi passando e tô aqui".

Vendo a boa quantidade de terras um tanto abandonadas, perguntei se não tinha interesse em vender e usar o dinheiro para viajar, andar de avião, conhecer outros lugares, quando então seus olhos brilharam e abrindo um largo sorriso disse que já tinha pensado nisso, os filhos são a favor e a poupança é suficiente, além de que gostaria de ver o mar antes de morrer

Ao deixá-lo em casa parei para explicar como funcionam as agencias de turismo e os pacotes de viagem com grupos para idosos, dei o endereço de uma delas e todas as dicas que lembrei. A felicidade daquele homem, carente de atenção, sedento de aventuras e com a possibilidade de poder voar até uma praia, foi muito gratificante para mim.

Tomara que o sonho plantado em sua mente não se desfaça, possa crescer e se tornar realidade....
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO