Oficial de Justiça TJRS - Artigos e Cursos

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

Virtualização mudando a Cultura



Lendo o Espaço Vital, chamou minha atenção a questão envolvendo uma servidora do TRF4 que está trabalhando à distância, de Madrid, pelo sistema E-Proc. A assessoria de comunicação daquele tribunal emitiu nota em que explica o desempenho normal das funções da servidora.

Com a chegada do processo eletrônico, não faz diferença alguma trabalhar dentro de um gabinete ou na beira da praia, desde que a função seja cumprida. Haverá cobrança de metas, não de horários.
Em postagens anteriores eu mesmo já manifestei que prefiro fazer minhas certidões em casa, usando meus equipamentos e minha tinta de impressora, do que ficar em uma sala com outras pessoas, sendo frequentemente interrompido.


Acredito que em um futuro bem próximo, os Oficiais de Justiça praticamente não precisarão mais ir ao Fórum, pois receberão mandados eletronicamente e os devolverão da mesma forma. 

Bem como não haverá mais a atual necessidade de tantos servidores para tarefas manuais, enquanto os Magistrados e as Assessorias ficarão cada vez mais sobrecarregados. Os processos não ficarão mais "parados" no cartório, irão direto para o "módulo" Gabinete.

A virtualização certamente enfrentará algumas barreiras, entre elas a resistência natural às mudanças e modificações em padrões culturais estabelecidos. Mas ela vem para ficar é muito bem vinda.
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO