Oficial de Justiça TJRS - Artigos e Cursos

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

Tecnologia Facilitando o Trabalho - Visão do Futuro




Não há dúvidas de que, em breve, o processo seja todo virtual, sem papel, com o uso das inúmeras ferramentas que já dispomos, como o exemplo do TRT8, onde um desembargador diminuiu em 80% o uso de papel no seu gabinete, usando o Google Docs.

Então, no futuro, é provável que estaremos nas ruas com uma máquina que seja um misto de iPad com impressoras de recibo de cartões de crédito, por exemplo o i-MXT, que só falta imprimir.


No aparelho faremos todo trabalho, da leitura do mandado, informações processuais, localização das partes pelo GPS, controle de mandados, e-mails, certidões, fotos, etc. Com acesso remoto ao sistema do Tribunal e através da computação em nuvem.

Suponho que para a pessoa intimada ou citada, deixaremos uma contrafé impressa na hora, com os dados legais e um link onde poderá encontrar as demais peças e acompanhar seu processo.

A parte que não tiver computador, ou celular com acesso à internet, poderá entregar seu link ao Advogado, Defensor Público ou em serviços de informações processuais.

Hoje, na Justiça Federal, os Oficiais de Justiça não entregam mais as cópias da inicial (§4º do Art. 23 da Res. 17/10). No mandado constam as informações básicas e a chave para acessar a integra do processo na internet. Em Rondônia, os colegas já recebem os mandados por e-Mail.

A Polícia Militar de São Paulo saiu na frente, veja aqui.

Tudo em conformidade com a Lei do Processo Eletrônico.

Quanto tempo falta para isso acontecer ? Espero que isso ocorra até 2015, no máximo.
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO